GÊNEROS DO DISCURSO
Exemplos de Gêneros Textuais
DOMÍNIOS SOCIAS DE COMUNICAÇÃO
|
CAPACIDADES DE LINGUAGEM DOMINANTE
(tipo)
|
EXEMPLOS DE GÊNEROS ORAIS E ESCRITOS
|
Cultura literária ficcional
|
NARRAR
Mimeses da ação através da criação de
intriga
|
Conto maravilhoso
Fábula
Lenda
Narrativa
de aventura
Narrativa
de ficção científica
Narrativa
de enigma
Novela
fantástica
Conto
parodiano
Piada
|
Documentação e memorização de ações
humanas
|
RELATAR
Representação
pelo discurso de experiências vividas
|
Relato de experiência vivida
Relato
de viagem
Testemunho
Curriculum vitae
Notícia
Reportagem
Crônica
Ensaio
biográfico
Entrevista
Reportagem
Notícia
|
Discussão de problemas sociais
|
ARGUMENTAR
Sustentação,
refutação e negociação de tomadas de posição
|
Texto de opinião
Diálogo
argumentativo
Carta
do leitor
Carta
de reclamação
Deliberação
informal
Debate
regrado
Discurso
de defesa (adv.)
Discurso
de acusação (adv.)
Editorial
Charge
Crítica
Artigo
de opinião
Artigo
publicitário
Ensaio
|
Transmissão e construção de saberes
|
EXPOR
Apresentação
textual de diferentes formas dos saberes
|
Seminário
Conferência
Artigo
ou verbete de enciclopédia
Entrevista
de especialista
Tomada
de notas
Resumo
de textos
“expositivos”
ou explicativos
Relatório
científico
Relato
de experiência científico
Gráfico
|
Instruções e prescrições
|
DESCREVER AÇÕES
Regulação
mútua de comportamentos
|
Instruções de montagem
Receita
Regulamento
Regras
de jogo
Instruções
de uso
Instruções
Anúncio
Classificado
Horóscopo
|
RELATO PESSOAL
REELABORAÇÃO
RESUMO
RESENHA
RESENHA CRÍTICA
DEFINIÇÃO
ESQUEMA
MAPA CONCEITUAL-MAPA MENTAL- ORGANOGRAMA- FLUXOGRAMA- INFOGRÁFICO
RELATÓRIO
PESQUISA NA WEB
Os gêneros escolares - Das práticas de linguagem aos objetos de ensino , Bernard SchneuwlyJoaquim Dolz
ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO ENSINO APRENDIZAGEM
NA PERSPECTIVA DE:
1º Em relação ao modelo de produção e de análise: Interacionista sociodiscursiva (ISD): Bronckart, Schneuwly e Dolz;
3º Em relação à prática de ensino de linguagem e gêneros de texto, dando ênfase na situação de produção, nos aspectos discursivos e nos procedimentos linguístico-discursivos no ensino de textos orai/ escritos, verbais / não verbais: Voloshínov e Bakhtin
2º Em relação ao ensino-aprendizagem e desenvolvimento: Vigotskiana
3º Em relação à prática de ensino de linguagem e gêneros de texto, dando ênfase na situação de produção, nos aspectos discursivos e nos procedimentos linguístico-discursivos no ensino de textos orai/ escritos, verbais / não verbais: Voloshínov e Bakhtin
Referências bibliográficas
BAKHTIN,
Mikhail Mikhailovitch. Os gêneros do
discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão
Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 279-326. (Coleção Ensino
Superior)
BRASIL, Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais: língua portuguesa. Brasília, 1997.
BRONCKART,
Jean-Paul. Atividade de Linguagem,
textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de
Anna Rachel Machado. São Paulo: Educ, 1999 [1997].
SCHNEUWLY,
Bernard e DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e
escritos na escola. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales
Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
TAKAZAKI,
Heloísa Harue. Língua Portuguesa.
São Paulo: Ibep, 2004. 360 p.
¸..´¸..*´¨)
¸..*¨)
(¸..´(¸..` ** ¤°.¸¸..´¯`»*Katia Cristina Albino Rasga
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de se identificar com nome completo e disciplina.