GÊNEROS DO DISCURSO



GÊNEROS DO DISCURSO

Exemplos de Gêneros Textuais

DOMÍNIOS SOCIAS DE COMUNICAÇÃO
CAPACIDADES DE LINGUAGEM DOMINANTE (tipo)
EXEMPLOS DE GÊNEROS ORAIS E ESCRITOS
Cultura literária ficcional
NARRAR
Mimeses da ação através da criação de intriga
Conto maravilhoso
Fábula
Lenda
Narrativa de aventura
Narrativa de ficção científica
Narrativa de enigma
Novela fantástica
Conto parodiano
Piada
Documentação e memorização de ações humanas
RELATAR
Representação pelo discurso de experiências vividas
Relato de experiência vivida
Relato de viagem
Testemunho
Curriculum vitae
Notícia
Reportagem
Crônica
Ensaio biográfico
Entrevista
Reportagem
Notícia
Discussão de problemas sociais
ARGUMENTAR
Sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição
Texto de opinião
Diálogo argumentativo
Carta do leitor
Carta de reclamação
Deliberação informal
Debate regrado
Discurso de defesa (adv.)
Discurso de acusação (adv.)
Editorial
Charge
Crítica
Artigo de opinião
Artigo publicitário
Ensaio
Transmissão e construção de saberes
EXPOR
Apresentação textual de diferentes formas dos saberes
Seminário
Conferência
Artigo ou verbete de enciclopédia
Entrevista de especialista
Tomada de notas
Resumo de textos
“expositivos” ou explicativos
Relatório científico
Relato de experiência científico
Gráfico
Instruções e prescrições
DESCREVER AÇÕES
Regulação mútua de comportamentos
Instruções de montagem
Receita
Regulamento
Regras de jogo
Instruções de uso
Instruções
Anúncio
Classificado
Horóscopo




RELATO PESSOAL
REELABORAÇÃO       
RESUMO
RESENHA 
RESENHA CRÍTICA
DEFINIÇÃO
ESQUEMA
MAPA CONCEITUAL-MAPA MENTAL- ORGANOGRAMA- FLUXOGRAMA- INFOGRÁFICO
RELATÓRIO
PESQUISA NA WEB

Os gêneros escolares - Das práticas de linguagem aos objetos de ensino , Bernard SchneuwlyJoaquim Dolz

ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO ENSINO APRENDIZAGEM



NA PERSPECTIVA DE: 
1º  Em relação ao modelo de produção e de análise: Interacionista sociodiscursiva (ISD): Bronckart, Schneuwly e Dolz; 


2º      Em relação ao ensino-aprendizagem e desenvolvimento: Vigotskiana 

3º      Em relação à prática de ensino de linguagem e gêneros de texto, dando  ênfase na situação de produção, nos aspectos discursivos e nos procedimentos linguístico-discursivos no ensino de textos orai/ escritos, verbais / não verbais: Voloshínov e Bakhtin 

Referências bibliográficas
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 279-326. (Coleção Ensino Superior) 
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília, 1997.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de Linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado. São Paulo: Educ, 1999 [1997].
SCHNEUWLY, Bernard e DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
TAKAZAKI, Heloísa Harue. Língua Portuguesa. São Paulo: Ibep, 2004. 360 p.

¸..´¸..*´¨)

¸..*¨)
(¸..´(¸..** ¤°.¸¸..´¯`»*Katia Cristina Albino Rasga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de se identificar com nome completo e disciplina.