ENEM - PRODUÇÃO DE TEXTO

PRODUÇÃO DE TEXTO - ENEM


Essa parte específica da prova equivale a 20% da nota final

PARA ESQUENTAR

JOGOS (INSTALAR ADOBE FLASH)
1 - JOGO PONTOS DE VISTA 
- FATO OU BOATO?
-MEU CORPO, MEUS PADRÕES
-PARTICIPAÇAO POLÍTICA
instalar o jogo

2 - QP BRASIL - COMO MONTAR O JOGO
3 - O FOCA
4 - O GRÊMIO
5 - LAJENGA

GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO é um tipo textual que consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações.

Estrutura do texto Dissertativo-Argumentativo, a exigência oficial do MEC envolve:  
1 – Ponto de Vista (Introdução);  
2 – Argumentos (Desenvolvimento); 
3 – Proposta de Intervenção (Conclusão). 

Mas, cuidado, não basta você escrever "em três blocos", como se fossem a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, é preciso dominar os fundamentos para uma boa avaliação da sua proposta dissertativa-argumentativa. É preciso que o texto tenha coesão e coerência na construção interna. Por isso a estratégia mais eficiente: 

- Leia com atenção os textos motivadores; 
- Foque primeiro no problema; 
- Atenção para as causas indicadas para o problema; 
- levante os possíveis  Argumentos e as possíveis Soluções.

Responda seis perguntas para uma Redação Enem Nota Mil:
 -Qual o problema?
 -Por que se trata de um problema?
 -Quais as causas para tal problema?
 -Há alguma solução?
 -Como e por que colocar tal solução em prática?
 -Como essa proposta pode, de fato, resolver o problema?
 -As respostas a estas seis perguntas orientam a produção da Redação do Enem! Uma vez respondidas essas questões, elabore um projeto de texto e defina com mais detalhes a tese a ser defendida.

O Guia Oficial da Redação elaborado pelo MEC indica que você deve cumprir quatro fundamentos essenciais no seu texto no gênero Dissertativo-Argumentativo:
1- Abordagem sobre o tema;
2- Definir um Ponto de Vista;
3- Apresentar uma Argumentação;
4- Sugerir uma Intervenção considerando a perspectiva dos Direitos Humanos.

 GUIA DE REDAÇÃO DO ENEM

COMO ELABORAR A REDAÇÃO DO ENEM:  Curso Enem Gratuito
18.Fábula: o que é, características, exemplos e exercícios
19.O uso de relações de causa e consequência na redação
20.Temas de Redação Enem: veja a lista dos professores
21.Dissertação e argumentação: definição e funcionalidade
22.Análise do tema da redação do Enem 2019
23.Texto injuntivo
24.Como fazer a proposta de intervenção na conclusão da redação do Enem
25.O Questionamento na estratégia argumentativa da Redação
26.Redação Enem: veja a Tese, o argumento e a opinião
27. Como escrever uma carta no vestibular?
28.O artigo de opinião como gênero textual
29.Leitura da coletânea e elaboração do título da redação do Enem
30.Técnica de bilateralidade na estratégia e argumentos do texto
31.Proposta de redação Enem: a agricultura familiar no Brasil
32.Como escrever um conto no vestibular?
33.Como escrever um artigo científico
34.A estrutura da redação do Enem: como fazer o texto dissertativo-argumentativo
35.Coesão e coerência – Redação Enem
36.Tese por enumeração: técnica de introdução e argumentação
37.Rascunho na redação do Enem: fazer ou não fazer?
38.Como escrever uma crônica?
39.A resenha como gênero discursivo
40.Como evitar a fuga do tema da redação do Enem
41.Coesão e Coerência na Redação Enem: evite Redundâncias e Repetições
42.Tese da redação por ressalva: estratégia para construir um bom texto
43.A impessoalidade na redação: evite a subjetividade no texto
44.Como escrever uma narração?
45.Resposta argumentativa



FORMAÇÃO PARA CORRETORES DO ENEM



O QUE É DISSERTAR?

Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.

Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.

O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO?

Texto Dissertativo Argumentativo: Nessa modalidade, a intenção é persuadir o leitor, convencê-lo de sua tese (ideia central) a partir de boa argumentação, exemplos, fatos. 

PROJETO DE TEXTO




LILICA - PARTE 1







RECORTE TEMÁTICO
 

RESUMÃO - REDAÇÃO

Orientação para Elaborar uma Dissertação

1 - Faça seu ROTEIRO - PROJETO

2 - Seu texto deve apresentar tese, desenvolvimento (exposição/argumentação) e conclusão.

3 - Não se inclua na redação, não cite fatos de sua vida particular.  (Se o assunto é "violência urbana", por exemplo, quem escreve não pode se limitar àquele assalto que a sua irmã sofreu na semana passada. Usando a 1ª pessoa, quem escreve corre o risco de falar mais de si mesmo e menos do tema, o que por sua vez o leva a um registro mais informal da língua, inadequado para situações formais tais como redação escolar e redação de concurso.)

4 - É importante que sua introdução não faça muitos rodeios, para que sua tese fique clara desde o início. Seja objetivo também quando for contextualizá-la, explicando os motivos para que aquele seja um problema de relevância nacional. Você pode fazer isso seguindo o que os jornalistas chamam de lead, isto é, responda de cara as perguntas: “O que? Quando? Como? Onde? Por quê?”

5 - Evite que seu texto expositivo ou argumentativo seja urna sequência de afirmações vagas, sem justificativa, evidências ou exemplificação. Atente para as expressões vagas ou significado amplo e sua adequada contextualização. Ex.: conceitos como “certo”, “errado”, “democracia”, “justiça”, “liberdade”, “felicidade” etc.

6 - Evite expressões como “belo”, “bom”, “mau”, “incrível”, “péssimo”, “triste”,“pobre”, “rico” etc.; são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos.

7 - Fuja do lugar-comum, frases feitas e expressões cristalizadas: “a pureza das crianças”, “a sabedoria dos velhos”. A palavra “coisa”, gírias e vícios da linguagem oral devem ser evitados, bem como o uso de “etc.” e as abreviações.

8 - Não se usam entre aspas palavras estrangeiras com correspondência na língua portuguesa: hippie, status, dark, punk, laser, chips etc.

9 - Não construa frases embromatórias. Verifique se as palavras empregadas são fundamentais e informativas.

10 - Observe se não há repetição de ideias, falta de clareza, construções sem nexo (conjunções mal empregadas), falta de concatenação de ideias nas frases e nos parágrafos entre si, divagação ou fuga ao tema proposto.

11 - Caso você tenha feito uma pergunta na tese ou no corpo do texto, verifique se a argumentação responde à pergunta. Se você eventualmente encerrar o texto com uma interrogação, esta pode estar corretamente empregada desde que a argumentação responda à questão. Se o texto for vago, a interrogação será retórica e vazia.

12 - Verifique se os argumentos são convincentes: fatos notórios ou históricos, conhecimentos geográficos, cifras aproximadas, pesquisas e informações adquiridas através de leituras e fontes culturais diversas.

13 - Se considerarmos que a redação apresenta entre 20 e 30 linhas, cada parágrafo pode ser desenvolvido entre 3 e 6 linhas. Você deve ser flexível nesse número, em razão do tamanho da letra ou da continuidade de raciocínio elaborado. Observe no seu texto os parágrafos prolixos ou muito curtos, bem corno os períodos muito fragmentados, que resultam numa construção primária.

14 - Evite construções do tipo “conclui-se que”, “pode-se concluir”, “concluindo”, por exemplo. Isso torna seu discurso redundante;

15 - Nunca termine com perguntas reflexivas ou reticências, ou seja, evite qualquer recurso que possa deixar o corretor em dúvida a respeito de seu posicionamento crítico. A conclusão deve confirmar sua tese, sem margens para questionamento.

16 - Não acrescentem informações novas na conclusão. As ideias devem ser expostas ao longo do desenvolvimento. O último parágrafo apenas finaliza a temática em discussão.

Aluna nota 10 dá dicas sobre a produção de texto
introdução é o momento em que você irá apresentar o que será discutido no texto e a sua tese — o que você está defendendo —. É nesse parágrafo único que você deve ajudar o leitor a ter uma visão geral da sua redação e cativá-lo a continuar a leitura  e é por isso que é muito importante saber como começar bem a sua redação.
Numa redação dissertativa-argumentativa, que é a exigida pelo Enem, o objetivo é convencer o leitor da sua tese, sobre determinado assunto,  apresentada por meio de uma boa argumentação. 
Você pode realizar diferentes modelos de introdução: apresentar uma citação relevante para o tema, definindo o tema, mostrando um exemplo, fazendo uma alusão histórica, dentre diversos outros.

Como fazer o desenvolvimento de uma redação?

No desenvolvimento, que geralmente é dividido em dois parágrafos, você irá trabalhar os argumentos que defendem a sua tese. O ideal é abordar um argumento por parágrafo.
Para embasar melhor a sua defesa, você pode usar diferentes tipos de argumentos, como pontuar dados científicos, apresentar exemplos ou abordar algum aspecto histórico, por exemplo. 
O principal é que você consiga mostrar, de forma coesa e bem estruturada, porque a sua tese faz sentido. Não adianta jogar um monte de argumentos no seu texto e não desenvolvê-los bem! Escolha aqueles que você tem maior domínio e dedique-se a eles.
Confira algumas formas de apresentar a defesa da sua tese no desenvolvimento da redação:
Utilize dados
Quer uma forma melhor de comprovar o seu ponto de vista do que apresentando dados? Além de fortalecer a sua argumentação, essa é uma estratégia bastante cobrada pelos corretores, já que dá credibilidade à sua defesa.
Nós sabemos que decorar dados não é uma tarefa fácil, ainda mais quando não se sabe qual é o tema de redação que será exigido no Enem. Porém, você pode se contextualizar sobre informações de eixos temáticos que podem ser utilizados para diferentes assuntos, como: meio ambiente, saúde, etc.
Você também pode utilizar os dados apresentados nos textos de apoio, mas com as suas próprias palavras.
O importante é que você esteja em dia com os assuntos da atualidade e procure se contextualizar sobre os possíveis temas. Assim, fica muito mais fácil defender o seu ponto de vista com dados que você realmente conhece.
Use citações
Você já pensou na possibilidade de usar uma citação na redação? Existem dois tipos de citação: a direta e a indireta. Utilizando essa estratégia argumentativa corretamente, você demonstrará o seu conhecimento para o leitor e mostrará que você sabe relacionar bem as ideias.
É claro que você precisa estar seguro sobre o que está dizendo. Afinal, já pensou afirmar que alguém disse algo que, na verdade, foi falado de forma totalmente contrária?
Por isso, a leitura e o seu repertório sociocultural aqui são fundamentais para que você consiga estabelecer boas relações e fundamentar a sua argumentação através da utilização da citação.
Faça alusões históricas
Você também pode fazer alusões históricas para enriquecer a sua argumentação. Nesse caso, você apresentará, durante a argumentação, um acontecimento ou momento histórico relacionado ao tema e que esteja de acordo com o seu ponto de vista.
É óbvio que, para isso, você precisará saber contextualizar bem o momento abordado em sua redação, e aqui entra um aspecto da multidisciplinaridade da redação: o conhecimento acerca de diferentes áreas poderá te ajudar a produzir um texto mais rico e a melhorar a sua argumentação.

Como concluir uma redação?

No caso do Enem, no parágrafo da conclusão você irá apresentar a sua proposta de intervenção e finalizar a sua redação.
A proposta de intervenção trata-se da sua ideia de ação para amenizar ou solucionar o problema abordado durante a redação. Para isso, é muito importante que você tenha em mente que é fundamental respeitar os direitos humanos nessa etapa!
Até 2017, o desrespeito aos direitos humanos era um dos motivos para zerar a redação no Enem. Porém, no final desse mesmo ano, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu esse item do edital do Exame.
Mas isso não quer dizer que você não precisa continuar se preocupando! A competência V avaliada no Enem diz justamente sobre isso: a criação de uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Tenha em mente que ela vale 200 pontos! Você não quer perder tudo isso, né?
Uma dica final para a estruturação do seu texto é: tente manter um número semelhante de linhas em cada parágrafo. Isso ajuda a manter a sua redação esteticamente agradável, o que também irá impactar positivamente em sua nota.

Como estudar redação?

Beleza, até aqui você já entendeu qual é a estrutura de uma redação, ou seja, o que ela minimamente deve conter. Porém, isso não é o suficiente para produzir um texto que te garanta uma boa nota, certo?
Assim como as demais disciplinas, a redação também exige muito estudo e dedicação. Então não se engane! Não dá para só chegar no dia do vestibular e achar que todo o conhecimento e as técnicas para a produção textual  surgirão magicamente em sua mente.

Mas, afinal, como estudar redação? Existem diversas atividades que você pode adotar em sua rotina para se preparar para essa etapa da prova. Mas vamos falar sobre algumas delas de forma prática!
ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO  
1º parágrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3ABORDAGEM PODER SER:
- Afirmação geral sobre o assunto
- Consideração do tipo histórico-filosófico
- Citação
- Comparação
- Uma ou mais perguntas
- Narração

2° parágrafo: desenvolvimento do argumento 1
- Estabelecimento das relações de causa e efeito: motivos, razões, fundamentos, alicerces, os porquês/ consequências, efeitos, repercussões, reflexos;


3° parágrafo: desenvolvimento do argumento 2
- Estabelecimento de comparações e contrastes: diferenças e semelhanças entre elementos de um lado, de outro lado,em contraste, ao contrário;

4° parágrafo: desenvolvimento do argumento 3
- Enumerações e exemplificações: indicação de fatores, funções ou elementos que esclarecem ou reforçam uma afirmação.

5° parágrafo: expressão inicial + reafirmação do tema + observação final. 
(você deve obrigatoriamente sugerir soluções viáveis para resolvê-lo)

Não significa que você não possa colocar soluções nos parágrafos acima.



















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