ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS




DIRETRIZES DAS AULAS DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS
CADERNO DO PROFESSOR - Procedimentos e estratégias gerais para a orientação na organização dos estudos
QUESTIONÁRIO DO ALUNO - jun 2020

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Inteligências Múltiplas de Howard Gardner





 Inteligências Múltiplas de Howard Gardner


TESTE das Inteligências 


1 - Fazer download do arquivo excell; 

2 - Graduar de 0 a 5 as respostas.

1- Inteligência Linguística 




 2 -Inteligência Intrapessoal





3- Inteligência Musical





 4 -Inteligência Interpessoal





 5 - Inteligência Visual-Espacial





 6 - Inteligência Corporal-Cinestésica





7 - Inteligência Lógico-Matemática



Considerações finais


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RESPONSABILIDADE PESSOAL
SUGESTÃO DE ATIVIDADES COM ALUNOS

Reconhecer a necessidade e importância da aquisição de hábitos e rotinas de estudo.
Nessa primeira parte o estudante vai aprender:
1 – Organizar sua rotina;
2 – Definir seu cronograma de estudos;
3 – Descobrir quantas horas semanais de estudo você tem disponível;
4 – Criar horários de estudos.
5 - Separar e definir as matérias para estudar
6 - Dividir o tempo de estudo de cada matéria
7 - Montar seu ciclo de estudos

COMPROMISSO COM A AGENDA
Google Agenda
Entre todos os serviços de agenda online existentes, nenhum é mais poderoso e eficiente do que o Google Agenda. Integrado aos smartphones Android, ele pode ser acessado via PC até mesmo a partir do Gmail, o que torna a tarefa dos usuários muito mais simples. Basicamente, tudo o que você precisa ter é uma conta Google.
A interface simples e moderna é um dos pontos positivos. A integração com outros serviços do Google, como o Gmail e o Google Maps, torna tudo mais simples. Endereços ou mensagens de e-mail podem ir parar automaticamente na sua agenda. Além disso, você pode gravar também lembretes com comandos de voz.
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ORGANIZAÇÃO PESSOAL E MATERIAL
FAÇA LISTA DE TAREFAS
Outro aplicativo que contribui na organização é o  Google Keep é um aplicativo feito pelo Google para reunir anotações e listas de tarefas em um só lugar, com um grande diferencial: você pode colaborar com qualquer amigo que tenha um smartphone Android. Você pode criar listas colaborativas para fazer tarefas  da escola em conjunto com várias pessoas. No PC você também consegue que o ícone do aplicativo seja fixado na barra do Chrome. 
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HORÁRIO DE ESTUDOS
INVENTÁRIO DE HÁBITOS


Como montar um horário de estudos



O DESORGANIZADO


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PLANO DE ESTUDOS

1 - Sem um plano de estudos o estudante irá procrastinar.
2 - Sem um plano de estudos  não conseguirá mensurar o próprio progresso.
3 - Ficará mais difícil manter-se concentrado e focado.
4 - Não conseguirá administrar o tempo diário e o tempo que tem até a prova do Enem.
5 - Deixará a matéria acumular.
6 - Ficará ansioso com a matéria acumulada.

COMO MONTAR UM PLANO DE ESTUDOS IMBATÍVEL

AGENDA PARA PLANO DE ESTUDOS  EXCELL(Fazer download)


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NORMAS ABNT

LER PARA ESTUDAR           


Habilidades, procedimentos, e gêneros de apoio à compreensão


"A maior parcela de nossa população, embora hoje possa estudar, não chega a ler. A escolarização, no caso da sociedade brasileira, não leva à formação de leitores e produtores de textos proficientes e eficazes e, às vezes, chega mesmo a impedi-la.

As práticas didáticas de leitura no letramento escolar não desenvolvem senão uma pequena parcela das capacidades envolvidas nas práticas letradas exigidas pela sociedade abrangente: aquelas que interessam à leitura para o estudo na escola, entendido como um processo de repetir, de revozear falas e textos de autor(idade) – escolar, científica – que devem ser entendidos e memorizados para que o currículo se cumpra.

Mas ser letrado e ler na vida e na cidadania é muito mais que isso: é escapar da literalidade dos textos e interpretá-los, colocando-os em relação com outros textos e discursos, de maneira situada na realidade social; é discutir com os textos, replicando e avaliando posições e ideologias que constituem seus sentidos; é, enfim, trazer o texto para a vida e colocá-lo em relação com ela. Mais que isso, as práticas de leitura na vida são muito variadas e dependentes de contexto, cada um deles exigindo certas capacidades leitoras e não outras." (Rojo)

DO QUE DEPENDE AFINAL A COMPREENSÃO DE UM TEXTO?
Conhecimento de mundo;
Conhecimento específico;
Conhecimento do gênero do discurso ou tipo de texto em questão;
Conhecimento linguístico.

ou seja: Desenvolvimento de capacidades leitoras

Vídeo 01: Roxane Rojo LETRAMENTO E CAPACIDADES LEITORAS
O que é ler?
Ler envolve diversos procedimentos e capacidades (perceptuais, práxicas, cognitivas, afetivas, sociais, discursivas, linguísticas), todas dependentes da situação e das finalidades de leitura, algumas delas denominadas, em algumas teorias de leitura, estratégias (cognitivas, metacognitivas).

As teorias de Ieitura e as práticas:
Leitura como decodificação:
Os modelos bottom-up
Leitura como compreensão:
Os modelos top-down
O modelo estratégico
Leitura como interação
leitor/texto
leitor/autor
Leitura como discurso e réplica ativa


Modelo top-down -  se baseia no conhecimento prévio trazido pelo leitor para o processo de leitura.
Modelo bottom-up -  o leitor constrói o significado apenas ao reconhecer as palavras e a estrutura das sentenças na página impressa de um texto (Nuttal, 1996:17). Esse modelo atua do específico para o geral, ou seja, parte das palavras para as sentenças (Meurer, 1985:37).
Modelo estratégico ( interativo) , que afirma que ambos os modelos acima citados ocorrem de forma integrada, dependendo do tipo de texto, do conhecimento prévio do leitor, de seu nível de proficiência na língua, das estratégias de leitura usadas e, principalmente, de suas crenças sobre como se dá a compreensão textual. 

Se o leitor acredita que a tradução de um texto é uma das melhores estratégias válidas, valorizará somente a decodificação de palavras em uma leitura linear e bottom-up do texto. Porém, se o leitor consegue interagir com o texto, buscando estabelecer uma relação top-down entre seu pensamento e seu conhecimento prévio, além de sua interação com o texto e o processamento dessa informação, está utilizando um modelo mais complexo e interativo de processamento mental de informações, ou seja, um modelo em que combina ambos, top-down e bottom-up, além de se expandir para uma esfera mais interativa de compreensão da linguagem.

DOMÍNIOS DE LEITURA*
- Identificação e recuperação de informação: habilidades que envolvem reconhecimento literal -> LER NAS LINHAS
- Compreensão e interpretação: habilidades que envolvem inferência e integração de segmentos do texto -> LER ENTRE AS LINHAS
- Reflexão: habilidades que envolvem avaliação e julgamento -> LER POR TRÁS DAS LINHAS

*Prova Brasil

         VÍDEO 02: OBJETIVOS DE LEITURA com Débora Mallet


DOMÍNIOS DA LEITURA
POSSÍVEIS DESCRITORES (ADAPTADOS DA PROVA BRASIL)
Identificação e recuperação de informação
. Localizar informações em textos pertencentes a diferentes gêneros e com diferentes graus de complexidade (lexical, sintática; maior ou menor extensão etc.);
Compreensão e interpretação
. Inferir informações;
. Explicitar o assunto;
. Estabelecer relações lógico-discursivas (fato e opinião; causa/efeito; tese/argumentos; problema/solução; definição/ exemplos etc.);
. Identificar elementos coesivos;
. Reconhecer as marcas linguísticas identificadoras do locutor e do interlocutor;
. Sintetizar o texto;
. Comparar e relacionar textos (estabelecer relações de intertextualidade);
Reflexão
. Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros e suportes;
. Identificar o ponto de vista do enunciador;
. Avaliar a adequação da linguagem à situação comunicativa;
. Identificar implícitos e o efeito de sentido decorrente de determinados usos expressivos da linguagem.
. Posicionar-se de maneira responsável em relação a temas e efeitos de sentido dos textos;
. Fazer apreciações e valorações estéticas, éticas, políticas e ideológicas envolvidas na leitura crítica de textos.

































Um exemplo de leitura “entre as linhas”:
Com gemas preciosas para financiá-lo, nosso herói desafiou bravamente todos os risos desdenhosos que tentaram dissuadi-lo de seu plano. 
“Os olhos enganam”, disse ele, “um ovo e não uma mesa tipificam corretamente esse planeta inexplorado”. 
Então as três irmãs fortes e resolutas saíram à procura de provas, abrindo caminho, às vezes através de imensidões tranquilas, mais amiúde através de picos e vales turbulentos. 
Os dias se tornaram semanas, enquanto os indecisos espalhavam rumores apavorantes a respeito do beiral. 
Finalmente, sem saber de onde, criaturas aladas e bem vindas apareceram anunciando um sucesso prodigioso.
(DOOLING e LANDMAN, 1981, apud KLEIMAN,   1999[1989], p. 21)

Um exemplo de leitura “por trás das linhas”:
Para interpretar um texto discursivamente, é preciso situá-lo:

Responda as questões  em relação ao post de Mayara Petruso no Twitter, logo após os resultados da Eleição para Presidente.

1.Quem é seu autor?
2.Que posição social ele ocupa?
3.Que ideologias assume e coloca em circulação?
4.Em que situação escreve?
5.Em que veículo ou instituição?
6.Com que finalidade?
7.Quem ele julga que o lerá?
8.Que lugar social e que ideologias ele supõe que este leitor intentado ocupa e assume?
9.Como ele valora seus temas? Positivamente? Negativamente?
10.Que grau de adesão ele intenta?
Sem isso, a compreensão de um texto fica num nível de adesão ao conteúdo literal, pouco desejável a uma leitura crítica e cidadã. Sem isso, o leitor não dialoga com o texto, mas fica subordinado a ele.

Um exemplo de leitura “por trás das linhas”:
Agora veja as réplicas de leitores de um blog que deu esta notícia. Reflita sobre as mesmas questões em relação a alguns desses comentários.
Quais conclusões você retira sobre as capacidades leitoras de apreciação e réplica?

Acesse: Blog Robson Pires Xerife
(acesso em 02/09/2020)

LITERATURA
Como definir literatura?
-Há livros bons em si?
-Todos devem apreciar o mesmo tipo de texto?
-Há uma qualidade estética objetiva nas obras?
-Há uma maneira correta de ler literatura?
-Que maneira de ler deve-se ensinar nas aulas de literatura?
-Que textos devem ser privilegiados nas aulas de literatura?


Cultura Letrada: Literatura e Leitura (ABREU, 2006 )

DIANTE DESSES EXEMPLOS, PERCEBEMOS QUE NÃO HÁ ALGO IMANENTE AOS TEXTOS LITERÁRIOS QUE OS MARCA E OS DISTINGUE DOS DEMAIS.
ENTÃO, SE A LITERARIEDADE NÃO ESTÁ “VISIVELMENTE MARCADA”, COMO SABER SE ALGO É LITERATURA, SEM QUE HAJA UM CONTEXTO QUE O DEFINA, OU QUE ISTO TENHA SIDO PREVIAMENTE ANUNCIADO?

TESTANDO HIPÓTESES... 
Algumas possíveis (e recorrentes) definições de literatura






A questão do valor...
Por trás da definição de literatura está um ato de seleção e exclusão, cujo objetivo é separar alguns textos, escritos por alguns autores do conjunto de textos em circulação. Na maior parte das vezes, não são critérios linguísticos, textuais ou estéticos que norteiam essa seleção de autores, mas sim posições políticas  e sociais. 

Assim, já que os critérios de seleção não dão conta dos textos que “sobram”, recorre-se à adjetivação da literatura em “Alta Literatura”, “Literatura Erudita”, “Grande Literatura” – sempre com maiúsculas – para abrigar aqueles textos que interessam, separando-os dos outros textos em que também se encontram características literárias, mas que não se quer valorizar: “literatura popular”, “literatura infantil”, “literatura feminina”, “literatura marginal”.

Assim, os melhores textos literários, na verdade, são os melhores para algumas pessoas, cujo prestígio intelectual transforma a opinião em uma verdade única.


E A ESCOLA?
A escola ensina a ler e a gostar de literatura. Alguns aprendem e tornam-se leitores literários. Entretanto, o que quase todos aprendem é o que devem dizer sobre determinados livros e autores, independentemente de seu verdadeiro gosto pessoal, já que os livros que lemos (ou não lemos) e as opiniões que expressamos sobre eles (tendo lido ou não) compõem parte de nossa imagem social.

Talvez a "moral da história" devesse ser outra: a avaliação que se faz de uma obra depende de um conjunto de critérios e não unicamente da percepção da excelência do texto. Ler um livro não é apenas decifrar letra após letra, palavra após palavra. Ler um livro é cotejá-lo com nossas convicções sobre tendências literárias, sobre paradigmas estéticos e sobre valores culturais. É sentir o peso da posição do autor no campo literário (sua filiação intelectual, sua condição social e étnica, suas relações políticas etc.). É contrastá-lo com nossas ideias sobre ética, política e moral. É verificar o quanto ele se aproxima da imagem que fazemos do que seja literatura. Normalmente nenhum destes critérios é explicitado, uma vez que o discurso da maior parte da crítica é construído a partir da aftrmação de uma imanente literariedade.
(ABREU, 2006, cap. 5, p. 99)

PAPEL DAS AULAS DE LITERATURA
Diante dessa realidade, o papel das aulas de literatura é de formar leitores literários:
1. apreciadores dos diversos cânones de textos e de comunidades específicas, valorizados e não valorizados;
2. senhores de um conjunto de critérios de apreciação:
 sobre as qualidades literárias do texto (trabalho sobre a língua/linguagem);
 sobre tendências literárias, paradigmas estéticos e valores culturais; e
 sobre a  posição do autor no campo literário (sua filiação intelectual, condição social e étnica, relações políticas, etc.). (ABREU, 2006, cap. 5, p. 99)
3. capazes de se posicionar e de defender sua posição de maneira ética e estética diante de uma obra literária ou artística de campos valorizados ou não.




PRODUÇÃO TEXTUAL



A) Citar: é mencionar o nome de algo; é fazer referência a algo; é mencionar algo como exemplo.
Quando a questão pede para que você cite, não há necessidade de explicar, comentar ou justificar. Apenas cite.


B) Denominar: é pôr nome em algo; é indicar pelo nome; é nomear algo.
Como ocorre com a expressão acima (citar), não se deve entrar em detalhes explicativos. Apenas denomine.

C) Justificar: é a ação de dar uma causa, uma razão, um motivo para alguma coisa; é dar uma justificativa para uma coisa que está sendo afirmada ou negada; é demonstrar, provar ou fundamentar o que é apresentado.
Contrariamente ao que se faz em questões em que se pedem citações ou denominações, aqui você deve ser mais cuidadoso(a) e redigir uma resposta coerente, verificando se você demonstrou e deu sentido ao que está sendo afirmado ou mesmo negado. 
Obs: No geral uma questão em que se pede para justificar é sempre precedida de uma afirmação ou negação sobre algo.


D) Explicar: é dar a razão de alguma coisa; é dar a razão de uma atitude; é
expor por que tal coisa acontece ou aconteceu daquela maneira.
Nesse caso você também deve redigir uma resposta bem elaborada, dando conta de deixar bem claro os “comos” e “porquês” de tal situação, dependendo do que se pede para explicar. Note que não é para citar ou denominar fatos ou acontecimentos.


E) Relacionar: é estabelecer e/ou apresentar uma ligação, uma vinculação,
uma semelhança entre uma coisa e outra coisa, pode ser também estabelecer uma relação entre coisas diferentes, ou seja, confrontar.
Observe que uma questão que você precise relacionar, serão apresentados os fatos para que você relacione, pois não se relaciona uma coisa com ela mesma. Aqui não se pode fazer apenas a explicação de um fato, menos ainda uma citação.


F) Transcrever: é reproduzir; 'copiar textualmente’; é copiar parte de um
texto.
Em geral, questões desse tipo, são acrescentadas de outras questões em que se pedem para explicar o que foi transcrito.

G) Caracterizar: é dizer no que aquilo é distinto de outra coisa; é dar as características próprias de algo.
Nesse caso caracterizar algo é mostrar os aspectos próprios desse algo.

H) Comentar: é falar sobre alguma coisa; é conversar (escrever) acerca de tal fato ou acontecimento.
São questões mais abrangentes onde você tem liberdade de argumentar sobre o que se pede, sem contudo fugir ao tema que lhe é proposto.

I) Explicitar: é tornar algo explicado.

Corresponde a dar uma explicação e portanto é igual ao item D.


VIDEO 03: GÊNEROS DO DISCURSO
GÊNEROS DO DISCURSO
RELATO PESSOAL
REELABORAÇÃO
RESUMO
RESENHA
RESENHA CRÍTICA
DEFINIÇÃO
ESQUEMA
MAPA CONCEITUAL-MAPA MENTAL- ORGANOGRAMA- FLUXOGRAMA- INFOGRÁFICO
RELATÓRIO
PESQUISA NA WEB
CRITÉRIOS DE PRODUÇÕES ARGUMENTATIVAS
ESTRATÉGIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA

+ Tão importante quanto ouvir técnicas só de pessoas experientes é testar o que está sendo dito e ver se realmente funciona. A recomendação para o estudante se sair bem é: personalização!




VOCAÇÃO


TESTE VOCACIONAL
NA ESCOLHA DO CURSO
Qual área você mais se identifica?

As principais características de um estudante de EXATAS
A principal característica dos profissionais dessa área é ter raciocínio lógico e estratégico.
Para estudar Exatas, é essencial gostar de resolver problemas, ou seja, não enxergar problemas como obstáculos mas sim como desafios a serem vencidos. Além disso, é muito importante que essa pessoa se atualize muito e acompanhe as inovações, pois a maioria dos cursos de exatas tem como objetivo contribuir para o progresso e desenvolver novas tecnologias.
Os problemas enfrentados pelos profissionais de exatas são encontrados no cotidiano, nas indústrias, nos órgãos públicos, etc. A principal disciplina que está presente nos cursos de exatas é a matemática. Desde a Antiguidade, o ser humano a utiliza para resolver problemas e construir novas invenções, por exemplo, os egípcios e a construção das pirâmides. E conforme a sociedade vai se desenvolvendo, novos obstáculos devem ser conquistados, como a viagem espacial para a Lua que o homem fez no século XX. Todas essas inovações e conquistas estão ligadas ao conhecimento exato.
Os cursos de exatas podem ser subdivididos em:
  • Bacharelados;
  • Licenciaturas;
  • Engenharias;
  • Tecnólogos.
As principais características de um estudante de HUMANAS
Os estudantes de humanas têm em comum o interesse em estudar o ser humano através do ponto de vista social, histórico e cultural. Para seguir em cursos de humanas, é muito importante possuir determinadas características.
Gostar de leitura, com certeza, é uma característica que você já deve ter ouvido falar. Mas será que isso basta? Qualquer tipo de leitura é suficiente para mostrar que um estudante está mais propenso a humanas? Na verdade, não. O tipo de leitura mais útil ao graduando será o reflexivo, ou seja, gostar de se manter atualizado (jornais, revistas, obras clássicas etc) e ter capacidade de formar uma opinião autêntica sobre um tema, através de um senso crítico aguçado e muita informação. Dessa forma, não bastam apenas a leitura e a informação, mas a reflexão e análise crítica.
Por estar em contato com leituras e pesquisas, é importante também o domínio sobre outros idiomas, principalmente o inglês, por haver muito conteúdo (obras, artigos, bibliografias etc) escrito nessa linguagem.
Além do domínio da linguagem escrita, é essencial que esse estudante tenha um perfil dinâmico, raciocínio verbal rápido, boa oratória e poder comunicativo, capacidade de síntese e inteligência emocional. Características como essas auxiliam o estudante a expressar uma visão mais ampla de seus conhecimentos.
  
As principais características de um estudante de BIOLÓGICAS
O biólogo atua no desenvolvimento de pesquisa científica básica e aplicada sobre seres vivos em diferentes níveis – desde o molecular até os ecossistemas. Atua em preservação, saneamento e manejo sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas. 

Principais áreas de atuação   



- Pesquisa em instituições de ensino superior, empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica 

- Vigilância sanitária, licenciamento e perícias ambientais em órgãos públicos 

- Demarcação, conservação e restauração de Reservas Legais e Áreas de Proteção Permanente 

- Preservação e monitoria em unidades de conservação 

- Consultoria 

- Biotecnologia 

- Biologia molecular 



Marketing Pessoal

1-  “Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.” – Jeff Bezos
 2-  “Uma marca para uma empresa é como a reputação para uma pessoa. Você ganha reputação ao tentar fazer coisas difíceis bem.” – Jeff Bezos
 3-  “Sua marca pessoal é uma promessa aos seus clientes … Uma promessa de qualidade, consistência, competência e confiabilidade.” -  Jason Hartman
 4-  Marca pessoal é sobre a construção de autoridade que fazem as pessoas prestar atenção à sua mensagem e querer compartilhá-la e recomendá-la aos outros.” – Mark Traphagen
 5-  “Sua marca pessoal serve como a sua melhor proteção contra os fatores de negócios que você não pode controlar.” – Dan Schawbel
 6-  “Marca pessoal é sobre desenterrar tudo o que é verdadeiro e único sobre você e deixar todo mundo saber.” Dan Schawbel
 7-  “Mesmo os indivíduos precisam desenvolver uma marca para si… Seja qual for a sua área de especialização, você pode tomar medidas para fazer com que as pessoas se lembrem de você quando pensam em seu campo de atuação.” – Accelepoint Webzine
 8-  “Uma marca é o conjunto de expectativas, memórias, histórias e relações que, em conjunto, respondem pela decisão de um consumidor a escolher um produto ou serviço em detrimento de outro.” – Seth Godin
9-  “Marca pessoal é basicamente sua promessa única de valor e o que você traz à mesa. É também sobre fazer com que seus potenciais clientes escolham você como a única solução para seus problemas.” – Dra. Sarah David
 10-  “Você também é uma marca. Quer você saiba ou não. Quer você goste ou não.” – Marc Ecko
 11-   “Seja você mesmo, todos os outros já estão tomados.” – Oscar Wilde
 12-  “Se você não der ao mercado sua história, eles vão definir a história da sua marca por você.” – David Brier
 13-  “Concentre-se em identificar seu público-alvo, em comunicar uma mensagem autêntica que eles querem e precisem, e projete-se como um “expert” dentro do seu nicho.” – Kim Garst



ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO ENSINO APRENDIZAGEM



NA PERSPECTIVA DE: 
1º  Em relação ao modelo de produção e de análise: Interacionista sociodiscursiva (ISD): Bronckart, Schneuwly e Dolz; 


2º      Em relação ao ensino-aprendizagem e desenvolvimento: Vigotskiana 

3º      Em relação à prática de ensino de linguagem e gêneros de texto, dando  ênfase na situação de produção, nos aspectos discursivos e nos procedimentos linguístico-discursivos no ensino de textos orai/ escritos, verbais / não verbais: Voloshínov e Bakhtin 



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(¸..´(¸..** ¤°.¸¸..´¯`»*Katia Cristina Albino Rasga

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