AVALIAÇÃO EXTERNA -
SARESP
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
O Sistema de Avaliação
de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP – é uma avaliação externa
da Educação Básica, realizada desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado
de São Paulo – SEE/SP.
O SARESP tem como
finalidade produzir informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a
situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando
orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a
melhoria da qualidade educacional.
Os resultados da
avaliação do SARESP em Língua Portuguesa e em Matemática são passíveis de
comparação com aqueles da avaliação nacional (Saeb/Prova Brasil) e aos
resultados do próprio SARESP ano após ano. Dessa maneira, as informações
fornecidas pelo SARESP permitem aos responsáveis pela condução da educação, nas
diferentes instâncias, identificar o nível de aprendizagem dos alunos de cada
escola nos anos/séries e habilidades avaliadas, bem como acompanhar a evolução
da qualidade da educação ao longo dos anos.
Em 2013, ao longo
dos ATPCs, a questão avaliação foi bastante explorada, principalmente no que se
refere ao trabalho contínuo e sistemático com as habilidades que os alunos
ainda não haviam conseguido desenvolver e com o gênero avaliação, ou seja,
técnicas de leitura da prova que ajudam o entendimento das questões e dá foco a
leitura necessária para responder as questões.
A partir desses
estudos e reflexões, firmamos um contrato de que todos os professores estariam
trabalhando questões de múltipla escolha, técnicas de leitura e interpretação,
dicas para atenção na leitura das comandas, enfim, ensinar o aluno a fazer, dar
dicas que facilitam a leitura e aperfeiçoa o ato de fazer uma prova.
Diante de tanta
leitura, reflexão e prática que desenvolvemos durante o ano, vamos socializar:
ATIVIDADE 01 - Cada professor
deverá postar uma experiência de aula que abordou as questões citadas e
comentar os aspectos positivos da mesma.
ATIVIDADE 02 – Ler e comentar
a postagem de dois colegas.
Bom trabalho para todos nós!!!
Buscando o exercício da leitura e interpretação de texto, realizei atividades com diversos gêneros textuais, tais como blog, fórum, cardápio e textos narrativos (cada ano trabalhou um gênero específico). Como aspecto positivo, percebi que a leitura e compreensão melhoraram um pouco, ainda há muito o que fazer. Notei também, que a desinibição de alguns alunos tem diminuído, pois a língua inglesa exige isso. A preocupação com a tarefa, por parte apenas dos 6o. e do 7o. ano tem se elevado. Espero que esse crescimento continua onde quer que esses alunos estejam estudando no próximo ano.
ResponderExcluirBuscando o exercício da leitura e interpretação de texto, realizei atividades com diversos gêneros textuais, tais como blog, fórum, cardápio e textos narrativos (cada ano trabalhou um gênero específico). Como aspecto positivo, percebi que a leitura e compreensão melhoraram um pouco, ainda há muito o que fazer. Notei também, que a desinibição de alguns alunos tem diminuído, pois a língua inglesa exige isso. A preocupação com a tarefa, por parte apenas dos 6o. e do 7o. ano tem se elevado. Espero que esse crescimento continua onde quer que esses alunos estejam estudando no próximo ano.
ResponderExcluirProfa. Lourdes - Inglês
Kátia, não consegui visualizar os comentários dos meus colegas, por isso não pude comentá-los.
ResponderExcluirLourdes - Inglês