11 de fevereiro de 2013

UMA NOVA ESCOLA


O conceito de educação integral é materializado pela presença de professores e alunos em horário integral (das 7h30 às 18 horas) na ESCOLA, bem como pelo Projeto de Vida de cada aluno e pela ênfase no protagonismo e empreendedorismo. O tempo integral permite uma forte participação dos professores, alunos e da comunidade.
 

Do ponto de vista pedagógico:

●  A EPV – Educação para Valores, voltada para o aprimoramento do educando como pessoa humana, visando formar o jovem como fonte de iniciativa (ação), liberdade (opção) e compromisso (responsabilidade), de modo a capacitá-lo para o exercício da autonomia.

● O Protagonismo Juvenil, visando formar o jovem por meio de práticas e vivências, na escola e na   
     comunidade, que o levem a atuar como parte da solução, e não como parte do problema, pelo exercício sistemático da cidadania ativa, construtiva, criativa e solidária.

● A Cultura da Trabalhabilidade, visando capacitar o jovem a compreender, inserir-se e atuar no
novo mundo do trabalho, elaborando o plano de vida, plano de carreira e programa de ação para seu
desenvolvimento acadêmico e profissional.

● O Empreendedorismo Juvenil, visando desenvolver sua capacidade de autogestão, co-gestão e
     heterogestão de seu potencial, na transformação de suas visões em realidade.

● O Associativismo Juvenil, visando proporcionar o surgimento de múltiplas e variadas formas
     de auto-organização entre os jovens com finalidades sociais, esportivas, ambientais, etc.

● A Presença Educativa, visando à ampliação e à qualificação das relações entre adultos e jovens na
     comunidade educativa e fora dela.

● A Educação Geral e Certificação Profissional, visando ao desenvolvimento de competências  
     para continuar aprendendo, à preparação e à orientação básica para o mundo do trabalho.

● A Avaliação Sistemática como estratégia para adequar a prática pedagógica às reais necessi-
    dades do aluno.

● Práticas e Vivências que visam desenvolver valores e competências pessoais e sociais necessá-
     rias à integração do projeto individual ao projeto da sociedade em que atua.


MANUAL OPERACIONAL - Modelo de Gestão - Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE)

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