Avaliação da aprendizagem
        O
que o professor precisa mudar na sua concepção de avaliação para desenvolver
uma prática avaliativa mediadora?
         AVALIAR: algumas concepções são extremamente
necessárias. 
         Em primeiro lugar, o sentimento de compromisso
em relação àquela pessoa com quem está se relacionando. Avaliar é muito mais
que conhecer o aluno, é reconhecê-lo como uma pessoa digna de respeito e de
interesse.
      Em segundo lugar, o professor precisa
estar  preocupado com a aprendizagem
desse aluno. Nesse sentido, o professor se torna um aprendiz do processo, pois
se aprofunda nas estratégias de pensamento do aluno, nas formas como ele age,
pensa e realiza essas atividades educativas. Só assim é que o professor pode
intervir, ajudar e orientar esse aluno. É um comprometimento do professor com a
sua aprendizagem - tornar-se um permanente aprendiz. Aprendiz da sua disciplina
e dos próprios processos de aprendizagem. 
        Por isso a avaliação é um terreno bastante
arenoso, complexo e difícil. Eu mudo como pessoa quando passo a perceber o
enorme  comprometimento que tenho como
educador ao avaliar um aluno.
         O professor de ciências Felipe Bandoni de Oliveira recebeu,
em 2012, o prêmio Educador nota 10, da Fundação Victor Civita, pelo trabalho
que desenvolveu com seus alunos de Educação de Jovens e Adultos, numa escola do
bairro paulistano de Pinheiros. 
in "https://docs.google.com/
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