3 de outubro de 2013

Avaliação da aprendizagem

        O que o professor precisa mudar na sua concepção de avaliação para desenvolver uma prática avaliativa mediadora?
         AVALIAR: algumas concepções são extremamente necessárias.
         Em primeiro lugar, o sentimento de compromisso em relação àquela pessoa com quem está se relacionando. Avaliar é muito mais que conhecer o aluno, é reconhecê-lo como uma pessoa digna de respeito e de interesse.
      Em segundo lugar, o professor precisa estar  preocupado com a aprendizagem desse aluno. Nesse sentido, o professor se torna um aprendiz do processo, pois se aprofunda nas estratégias de pensamento do aluno, nas formas como ele age, pensa e realiza essas atividades educativas. Só assim é que o professor pode intervir, ajudar e orientar esse aluno. É um comprometimento do professor com a sua aprendizagem - tornar-se um permanente aprendiz. Aprendiz da sua disciplina e dos próprios processos de aprendizagem.
        Por isso a avaliação é um terreno bastante arenoso, complexo e difícil. Eu mudo como pessoa quando passo a perceber o enorme  comprometimento que tenho como educador ao avaliar um aluno.
 




VÍDEO - Prof. Felipe Bandoni de Oliveira
         O professor de ciências Felipe Bandoni de Oliveira recebeu, em 2012, o prêmio Educador nota 10, da Fundação Victor Civita, pelo trabalho que desenvolveu com seus alunos de Educação de Jovens e Adultos, numa escola do bairro paulistano de Pinheiros. 
in "https://docs.google.com/file/d/0B1D5IVpni4mXRmU2RXlsWEYyNU0/preview?pli=1 último acesso set 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de se identificar com nome completo e disciplina.