20 de junho de 2020

ATPCG - 22/06/2020

Local: Escola Maria Dolores Veríssimo Madureira
Dia: 22/06/2020        
Horário: 13h as 14h30        
Público Alvo: Todos os professores da Unidade Escolar
Equipe gestora: Lorete Pereira dos Santos Almeida, Rita Márcia de Cássia Nunes e Kátia Cristina Albino Rasga
Professores Coordenadores de área: Andrea C Tavares da Silva, Carlos César Petri e Maria de Lourdes Santos Souza
Tema: Princípios e premissas do PEI                                                                              
Foco: Formação continuada
CONTEXTUALIZAÇÃO
Revisitar os princípios e premissas do programa de ensino integral é primordial nesse momento de isolamento social. Temos que primar pela formação integral, independente do tempo, do espaço físico e de nossa presença na vida dos nossos estudantes.
OBJETIVO GERAL
Socializar as experiências de aulas remotas ocorridas na semana.
Revisitar os princípios e premissas do programa.
Descrever sua atuação remota, dentro dos princípios e premissas do programa de ensino integral.
Fazer interação com os depoimentos dos colegas.
CONTEÚDO
Socialização das aulas remotas da semana de 15 a 19 de junho, atraves do Google Meet.
Leitura dos textos – eixos formativos – pdf  “COMEÇANDO DA FORMA CERTA “ 
Interação com os depoimentos dos colegas, aprofundando a reflexão sobre o comentário do colega que escolher.
PROBLEMATIZAÇÃO
Em tempo de trabalho home office, como tenho proporcionado ao estudante, a formação integral, proposta do programa de ensino integral?
Quais são os princípios e premissas que estão vivos nas minhas ações de trabalho?
Como observo o desenvolvimento do estudante enquanto protagonista, nesse processo de estudo a distância?
ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS
Roda de conversa, via meet, para socialização das aulas remotas que ocorreram na semana de 15 a 19 de junho.
Leitura dos textos no PDF “COMEÇANDO DA FORMA CERTA “
Redação de um Comentário sobre o tema: “De que forma você está garantindo os princípios e as premissas do programa de ensino integral, no ensino remoto, nesse período de isolamento social?”
Postar este comentário no próprio post ATPC 22/06/2020. 
Interagir nos comentários de dois colegas, enriquecendo a reflexão com sugestões e/ou embasamentos.
REFLEXÃO SOBRE AS ATIVIDADES
O programa de ensino integral, embora home office, está na ativa e precisamos intensificar o foco no modelo pedagógico e de metodologias do programa, garantindo as ações em protagonismo, pedagogia da presença, educação interdimensional e nos quatro pilares da educação nacional.
FECHAMENTO
Toda ação deve ser elaborada intencionalmente para poder garantir o foco nos princípios e premissas do programa.
AVALIAÇÃO
As interações realizadas no blog http://focosjc.blogspot.com/
SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO
Efetivar a pedagogia da presença: tutoria, aulas remotas, devolutivas das atividades (as não realizadas também), busca ativa.
Elaborar aulas, atividades que coloquem o estudante como protagonista na ação, mas estar com ele, orientando e direcionando seu caminhar, deixando-o mais seguro.
Sistematização do FORUM: Leitura do texto - Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante!
RESPONSÁVEL:
Kátia Cristina Albino Rasga















20 comentários:

  1. Cristian Schmidt – Física e Matemática
    Por intermédio de tutorias frequentes e durante agora nossas aulas de plantão sempre interativas e descontraídas trazendo o aluno a participar e expor suas dúvidas e conhecimento com os demais colegas da sala, tornando o aprendizado mais fácil e tranquilo, interações nos grupos de whatsapp, conversando com eles muitas vezes no particular conhecendo um pouco mais sua realidade e necessidades neste momento tão difícil para todos, não deixando de estimular, fazer um elogio, uma sugestão de atividade e metodologia de aprendizagem, fazendo ele refletir sobre o que esta se passando e a necessidade de manter o foco e o fortalecimento mútuo com os colegas, professores e familiares. Acredito que desta forma estamos estimulando seu crescimento pessoal, afetivo e acadêmico e mostrando para ele que juntos somos muito mais fortes e vamos alcançar nossos objetivos.

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    1. Concordo que as tutorias estão sendo de extrema importância, pois os alunos estão precisando de um direcionamento. Os grupos de whatsapp também têm ajudado muito na nossa proximidade com os alunos, um ambiente que entendo que eles ficam mais confortáveis para expor as dúvidas deles.

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    2. Concordo com a importância dos estímulos, elogios e muitas vezes um bom dia, um conselho, um sorriso são atitudes que não custam nada, mas podem modificar inteiramente nosso trabalho e o processo educativo.

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    3. Sonia Cristina 26 de junho de 2020
      Realmente este momento de Tutoria nos aproxima mais dos nossos alunos e traz a possibilidade de nos conectarmos mais com o mundo deles e perceber o que realmente estão passando.faz toda a diferença no momento e no estímulo aos estudos valorizá-los e incentivá-los.

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    4. Concordo amigo, as tutorias tem sido de extrema importância e está nos aproximando dos nossos alunos, assim podemos intervir e ajudar no que for necessário.

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  2. Renata Cristiane Alves - Língua Portuguesa
    Retomadas das aulas do CM e prosseguimento do Guia de Aprendizagem, para que o aluno possa sanar suas dúvidas, criando aulas interativas, lançar questões sobre o conteúdo estudado para o aluno expor suas opiniões e assim estimular a participação deles. Abrir espaço para que o aluno possa apresentar seus conhecimentos prévios a respeito do assunto. Entendo que estudar sozinho não é fácil, mas é preciso que o aluno tenha clareza sobre a necessidade dele ter organização, responsabilidade e comprometimento com os estudos, e procurar o professor sempre que necessário, e também entender que a troca de experiências com os colegas neste período é muito rica para o aprendizado dele. O trabalho com os tutorados é de grande valia, pois muitos alunos precisam de um apoio mais dirigido e ter um contato direto de comunicação via whatsapp no privado ou nos grupos (o que neste momento está bastante intensa), não só os tutorados, mas para todos os alunos. E nessas conversas, se entrado em um consenso, flexibilizar as datas de entrega das atividades solicitadas (dar mais uma chance), entender a real situação vivida pelo aluno nesse período de isolamento social, tentar ajudá-lo a se organizar nas tarefas, para que ele não se sinta desmotivado. A experiência vivida até este momento mostra que alunos e professores estão aprendendo a conhecer novas tecnologias e aprendendo a ser autodidata, aprendendo a fazer de forma diferente, de como entender a teoria e colocá-la em prática, aprendendo a ser mais responsável, solidário e ter mais autonomia, e aprender a conviver com o "novo normal", interagindo, participando e cooperando, e assim estamos encontrando o caminho.

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    1. Renata, muito bem lembrado, esse momento tem sido de muitas aprendizagens como utilização de plataformas e ferramentas digitais, tanto para nossos alunos, quanto para nós professores.

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    4. Renata, é verdade - flexibilizar as datas de entrega das atividades solicitadas, entender a real situação vivida pelo aluno,tentar ajudá-lo a se organizar nas tarefas, para que ele não se sinta desmotivado são ações muito importantes, pois se para nós tudo está sendo um desafio, imagine para eles. De uma hora para outra, eles se encontram distantes do ambiente escolar,com a carga de gerir seu próprio aprendizado, mas vejo isso como algo muito positivo, pois tiveram que se organizar melhor e tornaram-se mais responsáveis, certo que isso não aconteceu com todos, mas com quem aconteceu ou está acontecendo, está sendo muito positivo, pois está colocando seu protagonismo juvenil à prova.

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  3. Isa Mara Rocha dos Santos – Matemática
    Acredito que em tempos de ensino remoto as premissas do programa de ensino integral estão presentes nas nossas ações educativas, mas quero enfatizar a corresponsabilidade no desenvolvimento pedagógico dos estudantes através da parceria entre professores, pais e alunos e também da tutoria, onde tenho a oportunidade de conscientizá-los de que o aprendizado continua e que, mesmo à distância, o ensino tem valor, sem nos esquecer da pedagogia da presença, empatia diante das diversas realidades e necessidades dos nossos estudantes que vão além da vida acadêmica.

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    2. É verdade, Isa. Para que dê certo tem que existir a corresponsabilidade, a parceria, principalmente por parte da família, pois é ela que está ali, mais próxima, está ao lado do aluno estimulando-o a colocar em prática as orientações escolares que são dadas.

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    3. A corresponsabilidade neste momento visa a construção do conhecimento por todos, visto que muitos estudantes confiam e visam seu próprio aprendizado. Algumas famílias mostram base estrutural para apoiar o aprendizado dos seus filhos, desenvolvendo com eles competências primordiais para vida pessoal e acadêmica. Os profissionais da educação norteiam os caminhos a serem trilhados, orientando e solicitando apoio dos familiares.

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  4. Sonia Cristina de Carvalho Ferreira-Educação física,Orientação de Estudos e Projeto de Vida.
    Neste momento de trabalho remoto nos leva ainda mais a ter consciência da importância do papel social que temos como educadores.Algo que não se resume apenas no ensinar, mas estar presente. De forma virtual, sim, mas muito mais próximo com a tutoria,com a observação das presenças , agora com as nossas aulas, e ainda com os estímulos e valorização das atividades que os estudantes realizam.Estar presente também quando recebemos alguma dúvida e valorizar cada momento de busca para o próprio conhecimento que eles tentam fazer. Hoje ainda mais reforço a busca por melhores resultados através de todas as possibilidades que temos virtuais.Neste momento temos que dar as mãos para conseguirmos um sucesso ainda maior.

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    1. Fabíola Maciel Saldão28 de junho de 2020 às 04:07

      Eu percebi muito o desenvolvimento do meu protagonismo Sênior nas minhas ações pedagógicas. A busca pela melhor ferramenta, a pesquisa por textos que trazem uma reflexão sobre o momento atual e o ensino mais contextualizado. A escuta solidária na prática da tutoria.

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  5. Esse período de distanciamento social nos faz refletir sobre muitas coisas, principalmente sobre o que é importante para cada um; cada um de nós temos uma realidade, às vezes iguais, outras diferentes. E quando me pego refletindo sobre isso, penso nos meus alunos e nos professores... Como eles estão? Como estão enfrentando esses novos desafios? Então me vem à cabeça o amor, o carinho, a empatia que temos que ter; às vezes estão (estamos) travando lutas interiores (e porque não pensar em físicas?) para sobreviver o dia-a-dia.
    Não são apenas as responsabilidades como profissional ou estudante que nos norteiam; é muito mais amplo (família, casa, sustento...) e sem falar da saúde mental.
    Sim, saúde mental acho que é o ponto-chave para passarmos por esse período... se a mantivermos, conseguiremos colocar em prática os quatro pilares da educação; estamos aprendendo a fazer (ressignificação do aprendizado; estamos aprendendo a ser (mais empáticos e pacientes); estamos aprendendo a aprender (sim, estamos nos reinventando, descobrindo que conseguimos aprender mesmo à distância - lembra Soninha, de nossas conversas de vídeo para aprendermos a lidar com o Google forms?); estamos aprendendo a conviver (conviver com o distanciamento - meio ilógico, né?) , mas conseguimos quebrar as barreiras da distância através de diversos aplicativos (meets, zoom, WhatsApp...) e isso, para alguns foi uma forma que os uniu ainda mais.
    Esse período de distanciamento tem nos testado todos os momentos, creio que sairemos bem diferentes de como entramos e as premissas que buscamos desenvolver no meio educacional, adquiriram novas nuances - protagonismo sênior corresponsabilidade(presença pedagógica) e formação continuada são as que mais se destacam em meu ponto de vista. 🥰

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  6. Neste período de distanciamento social, o foco na aprendizagem, na colaboração e na inovação visando o aprendizado do estudante são fundamentais no desenvolvimento pedagógico. As plataformas digitais e as ferramentas utilizadas na EAD estão sendo importantes aliadas no ensino remoto, que não significa necessariamente ser só online, também podem utilizar televisão e livros. Importante é identificar o que é viável e aquilo que mais alcança os estudantes, por isso que cada professor analisar a melhor ferramenta conforme a realidade dos alunos. O professor tutor, com a pedagogia da presença, faz toda diferença na análise de ações mais realistas e eficazes para o alcance de todos, orientando os estudantes frequentemente.

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  7. Fabíola Maciel Saldão28 de junho de 2020 às 03:52

    Acredito que o foco maior da minha atuação nas aulas a distância é no sentido de proporcionar atividades e estratégias de aprendizagem que valorizem a autonomia do aluno e a atitude protagonista. Tento levá-los a refletir sobre a importância de agir com responsabilidade e consciência de que os estudos autônomos farão parte de suas vidas e da construção sadia de deus projetos de vida. Explorar recursos que auxiliem na escrita colaborativa também tem sido uma prática constante e enriquece as Guias de Aprendizagem produzidas. O desafio de engajar os alunos a participarem das aulas é constante, existem muitos momentos de silenciamento na dinâmica planejada pelo CM e pela escola e os motivos são inúmeros: compreensão da tecnologia, compreensão da estrutura Blog, entendimento de que não há a necessidade de estudar neste momento, problemas familiares e de acesso e dificuldades na implantação do plano de estudos. Percebi que nestes momentos identifico a razão do silenciamento e ajo na perspectiva de melhorar este contato utilizando estratégias de comunicação solidária que aosme fazem entender o que está acontecendo com aquele aluno, aos poucos percebo frutos ainda que com muitos obstáculos.

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  8. Fabíola Maciel Saldão28 de junho de 2020 às 04:04

    Estou aprendendo a cada semana a melhorar minha atuação protagonista. Pensar nas atividades por uma perspectiva mais amistosa e mais real, colaborando para que o aluno possa entender com maior facilidade a comanda e assim realizar e produzir conhecimentos de forma mais autônoma. As emoções a flor da pele, o sentimento de dúvida sobre o que irá acontecer também fazem parte da rotina. Levo para as reuniões de tutoria propostas de reflexões sobre o que está acontecendo no mundo e o que podemos realizar para mudar, para melhorarmos enquanto humanos. Acredito muito que neste momento menos é muito sempre e sinto falta do contato humano em sala de aula. Vejo que a família está sim participando das ações pedagógicas da escola, mas percebo que existem ainda dificuldades desta compreensão sobre/acerca desta modalidade deede ensino percebo que a necessidade de sustento e a preocupação financeira sobressai, neste caso as reuniões de tutoria trazem o desafio constante de motivação para a concretização do projeto de estudos e engajamento nas aulas.

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