6 de julho de 2020

ATPCG

ATPCG - 20/07/2020

 

Pauta Formativa ATPCG

 

Local: Escola Maria Dolores Veríssimo Madureira

Dia: 20/07/2020        Horário: 13h as 14h30        Público Alvo: Todos os professores da Unidade Escolar

Equipe gestora: Lorete Pereira dos Santos Almeida, Rita Márcia de Cássia Nunes e Kátia Cristina Albino Rasga

Professores Coordenadores de área: Andrea C Tavares da Silva, Carlos César Petri e Maria de Lourdes Santos Souza

Tema: PDCA 1º semestre de 2020                                                                    Foco: Alinhamentos e novas ações

CONTEXTUALIZAÇÃO

Realizar uma análise e avaliação das ações coletivamente é uma forma de garantir a escuta ativa e propor nossos rumos com foco na solução dos problemas.

OBJETIVO GERAL

Levantar pontos de atenção do 1º semestre para poder alinhar e definir novas ações.

CONTEÚDO

PDCA do 1º semestre

Ações para 2º semestre

PROBLEMATIZAÇÃO

Os professores, ouvindo seus tutorados e turmas, quando representantes, realizaram um PDCA do 1º semestre e sentiram a necessidade de realizar um PDCA com toda a equipe para providencias e alinhamentos, para que juntos encaminhem soluções visando atender as observações dos nossos estudantes, garantindo o trabalho com as habilidades propostas para o 2º semestre.

ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS

Socialização das questões levantadas no PDCA realizado com os estudantes

Comentários e evidências socializados pelos professores

Levantamento de sugestões para solução dos problemas apresentados

Definição das novas ações para o 2º

 semestre letivo

REFLEXÃO SOBRE AS ATIVIDADES

A solução dos problemas está no coletivo, na escuta ativa e no objetivo comum de uma equipe.

FECHAMENTO

O PDCA do semestre é ferramenta importante para a condução do 2º semestre e todos, da equipe, devem garantir a execução das ações propostas.

AVALIAÇÃO

A execução das ações determinadas pela equipe e o alinhamento da mesma frente ao 2º semestre.

SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO

01 – Fazer atendimento de tutoria, individual, para conhecer a nova rotina de seus tutorados (casa X escola) para poder orientá-los quanto a organização de tempo e espaço, atendendo as novas demandas em época de isolamento social.  

02 – Fazer levantamento dos tutorados que estão passando por depressão, esgotamento e ou que não consegue se organizar para estudar em casa porque não coloca foco nos estudos.

03 – Reunião com o PCA da área de conhecimentos para socializar as atividades que serão postadas e datas de entrega.

04 – Reunião de PCAs para socializar as atividades das áreas e ajuste de cronograma de entrega visando a possibilidade de os estudantes realizarem todas atividades sem sobrecarga de acúmulo.

05 – Riscar a palavra PLANTÃO do vocabulário. Utilizar encontro, reunião, conversa, reflexão, estudo, para que o estudante participe como protagonista.

06 – Elaborar aulas que possibilitem a construção conjunta de conceitos, de fórmulas, de habilidades, colocando as atividades de forma investigativa e instigante, atraindo a participação ativa de cada um.

07 – A sequência didática deve ser postada no blog inteira, finalizando com a evidência.

08 – Todas as aulas devem ser registradas pelos estudantes e, caso o professor julgue necessário, como evidência de participação, poderá solicitar fotos, filmes, scanners, materiais que também podem ser postados no blog como evidências de participação e interação. 08 – As atividades de fixação, verificação serão postadas conforme cronograma abaixo, por área do conhecimento e nas segundas-feiras.

RESPONSÁVEL:

Kátia Cristina Albino Rasga

 





ATPCG - 06/07/2020


Pauta Formativa ATPCG


Local: Escola Maria Dolores Veríssimo Madureira
Dia: 06/07/2020        Horário: 13h as 14h30        Público Alvo: Todos os professores da Unidade Escolar
Equipe gestora: Lorete Pereira dos Santos Almeida, Rita Márcia de Cássia Nunes e Kátia Cristina Albino Rasga
Professores Coordenadores de área: Andrea C Tavares da Silva, Carlos César Petri e Maria de Lourdes Santos Souza
Tema: Disciplina Complementar - Eletivas                                                               Foco: Adaptação do projeto
CONTEXTUALIZAÇÃO
Revisitar os princípios e premissas do programa de ensino integral na ação dos trabalhos virtuais, nos permitindo analisar o reflexo de nossa ação contemplada na aprendizagem efetiva de nossos estudantes.
Tempos de aulas remotas, atividades remotas, eletivas remotas. Tantas adequações e descobertas......e desafios.
OBJETIVO GERAL
Sistematiza a reflexão sobre princípios e premissas do Programa de Ensino Integral em tempos de isolamento social.
Analisar as aulas das disciplinas eletivas, as alterações necessárias e a reflexão sobre a elaboração da culminância.
CONTEÚDO
Leitura Permanente: Sou feita de retalhos – Cora Coralina
Atualização do Plano das Disciplinas Eletivas (frentes as aulas remotas) e sua culminância
PROBLEMATIZAÇÃO
O reflexo do meu trabalho remoto tem contemplado os princípios e premissas do programa?
Quais adequações foram necessárias realizar no plano das disciplinas eletivas para atender a proposta de forma virtual?
De que maneiras poderemos realizar a culminância do nosso trabalho, nas disciplinas eletivas, evidenciando todo o estudo realizado?
ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS
Leitura colaborativa da pauta formativa
Leitura Permanente: Sou feita de retalhos – Cora Coralina
Sistematização do Atpcg de 22/06/2020
Atualização do plano de aulas das disciplinas eletivas e levantamento de possibilidades para culminância.

REFLEXÃO SOBRE AS ATIVIDADES
O programa de ensino integral, embora home office, está na ativa e precisamos intensificar o foco no modelo pedagógico e de metodologias do programa, garantindo as ações em protagonismo, pedagogia da presença, educação interdimensional e nos quatro pilares da educação nacional.
FECHAMENTO
Toda ação deve ser elaborada intencionalmente para poder garantir o foco nos princípios e premissas do programa.
AVALIAÇÃO
As interações realizadas no blog https://peimd.blogspot.com
Adequações dos planos das disciplinas eletivas
Postagem, no blog, dos trabalhos realizados nas disciplinas eletivas.
SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO
Efetivar a pedagogia da presença: tutoria, aulas remotas, devolutivas das atividades (as não realizadas também), busca ativa.
Elaborar aulas, atividades que coloquem o estudante como protagonista na ação, mas estar com ele, orientando e direcionando seu caminhar, deixando-o mais seguro.
Atualizar o projeto da disciplina eletiva
Postar a disciplina Eletiva no Blog
Apresentar proposta de culminância das disciplinas eletivas
RESPONSÁVEL:
Kátia Cristina Albino Rasga



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