Verbos de comanda
Às vezes, as dificuldades residem na compreensão do que se pede nos enunciados das questões.
- Analisar - Decompor um todo em partes; criticar (um texto), estudar um assunto.
- Caraterizar – Destacar os elementos principais ou distintivos que indicam como é uma personagem, um espaço, um ambiente, isto é, indicar como a “coisa” é nos seus mínimos detalhes.
- Comentar – Prestar esclarecimento, interpretar um facto.
- Comparar – Apresentar semelhanças e diferenças.
- Criticar – Dar opinião pessoal; tomar posição, a favor ou contra.
- Definir – Dar o significado exato.
- Delimitar – Dizer onde começa e onde acaba.
- Demonstrar – Apresentar provas.
- Distinguir – Mostrar as diferenças.
- Explicar – Desenvolver, para tornar compreensível; apresentar razões e mostrar, por palavras próprias, que se compreendeu.
- Identificar – Dizer quem é / o que é.
- Indicar – Designar uma coisa, uma pessoa ou uma ideia.
- Inferir – Examinar as informações concretas, para concluir, deduzir sentidos implícitos que possam estar subtilmente indicados.
- Interpretar – Estabelecer o sentido.
- Justificar – Dizer por que motivo, fundamentando a resposta dada.
- Reescrever – Escrever de novo, procedendo a determinadas alterações.
- Relacionar – Estabelecer ligações.
- Transcrever – Copiar de um texto, com exatidão, uma frase, uma expressão ou uma palavra, colocando-as entre aspas (“….”: colocá-las no início e no final, antes do ponto final, indicando, assim, que se trata de uma citação de um autor). Convém referir a fonte.
Local: Escola Maria Dolores Veríssimo Madureira
Dia: 29/06/2020
Horário: 13h as 14h30
Público Alvo: Todos os professores da Unidade Escolar
Equipe gestora: Lorete Pereira dos Santos Almeida, Rita Márcia de Cássia Nunes e Kátia Cristina Albino Rasga
Professores Coordenadores de área: Andrea C Tavares da Silva, Carlos César Petri e Maria de Lourdes Santos Souza
Tema: AVALIAÇÃO
Foco: Formação continuada
DEVOLUTIVA 22/06/20
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LEVANTAMENTO PRÉVIO
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CONTEXTUALIZAÇÃO
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A qualidade de um processo de ensino depende, em boa parte, de se conseguir ajudar os alunos a superarem os obstáculos em espaços de tempo pequenos no momento em que são detectados. Assim, é preciso que a avaliação seja considerada no seu verdadeiro sentido, o de fazer parte do processo ensino-aprendizagem. O professor não propicia aprendizagem se não estiver constantemente avaliando as condições de interatividade com seus alunos. A avaliação é realizada ao longo do processo formativo.
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OBJETIVO GERAL
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CONTEÚDO
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Procedimentos pedagógicos que podem contribuir para colocarmos em prática uma nova perspectiva de vivenciarmos o processo de avaliação somativa de forma (re)significada.
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PROBLEMATIZAÇÃO
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A partir de um novo olhar sobre a avaliação somativa, é possível imprimir outra configuração a sua função, tanto na modalidade presencial quanto na a distância.
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ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS
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Levantamento do conhecimento prévio;
-Proposta de leitura de vídeo -Proposta de produção textual, no gênero resenha crítica, em grupo, levando em conta: o vídeo e a leitura do texto proposto. |
REFLEXÃO SOBRE AS ATIVIDADES
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FECHAMENTO
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AVALIAÇÃO
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SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO
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RESPONSÁVEL:
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Kátia Cristina Albino Rasga
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Redigir compartilhado, em área, uma pequena resenha crítica, sobre os textos lidos e as reflexões realizadas no virtual e as postadas em Comentários.
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ .•*¨*•►FOLHA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL COMPARTILHADA
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ .•*¨*•►FOLHA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL COMPARTILHADA
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ .•*¨*•►CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
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