15 de abril de 2024

xxxxxxxx - AVALIAÇÃO

Verbos de comanda

Às vezes, as dificuldades residem na compreensão do que se pede nos enunciados das questões.

  • Analisar - Decompor um todo em partes; criticar (um texto), estudar um assunto.
  • Caraterizar Destacar os elementos principais ou distintivos que indicam como é uma personagem, um espaço, um ambiente, isto é, indicar como a “coisa” é nos seus mínimos detalhes.
  • Comentar Prestar esclarecimento, interpretar um facto.
  • Comparar Apresentar semelhanças e diferenças.
  • Criticar Dar opinião pessoal; tomar posição, a favor ou contra.
  • Definir Dar o significado exato.
  • Delimitar Dizer onde começa e onde acaba.
  • Demonstrar Apresentar provas.
  • Distinguir Mostrar as diferenças.
  • Explicar Desenvolver, para tornar compreensível; apresentar razões e mostrar, por palavras próprias, que se compreendeu.
  • Identificar Dizer quem é / o que é.
  • Indicar Designar uma coisa, uma pessoa ou uma ideia.
  • Inferir Examinar as informações concretas, para concluir, deduzir sentidos implícitos que possam estar subtilmente indicados.
  • Interpretar Estabelecer o sentido.
  • Justificar Dizer por que motivo, fundamentando a resposta dada.
  • Reescrever Escrever de novo, procedendo a determinadas alterações.
  • Relacionar Estabelecer ligações.
  • Transcrever Copiar de um texto, com exatidão, uma frase, uma expressão ou uma palavra, colocando-as entre aspas (“….”: colocá-las no início e no final, antes do ponto final, indicando, assim, que se trata de uma citação de um autor). Convém referir a fonte.

Local: Escola Maria Dolores Veríssimo Madureira
Dia: 29/06/2020        
Horário: 13h as 14h30        
Público Alvo: Todos os professores da Unidade Escolar
Equipe gestora: Lorete Pereira dos Santos Almeida, Rita Márcia de Cássia Nunes e Kátia Cristina Albino Rasga
Professores Coordenadores de área: Andrea C Tavares da Silva, Carlos César Petri e Maria de Lourdes Santos Souza
Tema: AVALIAÇÃO                                                                      
Foco: Formação continuada



DEVOLUTIVA 22/06/20




LEVANTAMENTO PRÉVIO
CONTEXTUALIZAÇÃO
A qualidade de um processo de ensino depende, em boa parte, de se conseguir ajudar os alunos a superarem os obstáculos em espaços de tempo pequenos no momento em que são detectados. Assim, é preciso que a avaliação seja considerada no seu verdadeiro sentido, o de fazer parte do processo ensino-aprendizagem. O professor não propicia aprendizagem se não estiver constantemente avaliando as condições de interatividade com seus alunos. A avaliação é realizada ao longo do processo formativo. 
OBJETIVO GERAL

CONTEÚDO
Procedimentos pedagógicos que podem contribuir para colocarmos em prática uma nova perspectiva de vivenciarmos o processo de avaliação somativa de forma (re)significada.
PROBLEMATIZAÇÃO
A partir de um novo olhar sobre a avaliação somativa, é possível imprimir outra configuração a sua função, tanto na modalidade presencial quanto na a distância.
ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS
Levantamento do conhecimento prévio;
-Proposta de leitura de vídeo
-Proposta de produção textual, no gênero resenha crítica,  em grupo, levando em conta: o vídeo e a leitura do texto proposto.

REFLEXÃO SOBRE AS ATIVIDADES

FECHAMENTO

AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO

RESPONSÁVEL:
Kátia Cristina Albino Rasga

         


Redigir compartilhado, em área,  uma pequena resenha crítica,   sobre os textos lidos e as reflexões realizadas no virtual e as postadas em Comentários

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ .•*¨*•►FOLHA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL COMPARTILHADA

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ .•*¨*•►CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de se identificar com nome completo e disciplina.